O Workshop de Avaliação da Organização e Funcionamento das Escolas Superiores, realizado nos dias 20 e 21 de março, teve como foco a implementação do programa de reforma institucional, com o objetivo de melhorar a eficiência e eficácia na utilização dos recursos, de forma a alcançar os objetivos definidos no PEUEM 2018-2028. A reformulação estrutural, a inovação nos modelos de gestão e governança, bem como o fortalecimento da cultura organizacional, foram aspectos centrais da discussão.
O evento abordou temas relacionados à autoavaliação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI), abordando diversos aspectos fundamentais para o desenvolvimento da instituição. Foram analisadas questões relacionadas às infraestruturas, governança, área científico-pedagógica, administração e finanças, além dos recursos humanos, que precisam ser reconfigurados e ajustados às necessidades atuais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e do país como um todo.
O workshop teve como objetivo reunir subsídios da comunidade acadêmica da escola, com vistas a avaliar a pertinência da existência dessas unidades acadêmicas no contexto do cumprimento da missão e visão da UEM. Dessa forma, o evento foi um passo importante para a construção de soluções estratégicas que visem otimizar o funcionamento das escolas superiores, alinhando-as às exigências de qualidade e eficiência do sistema de ensino superior do país.