Residência Estudantil
A Universidade Eduardo Mondlane, como instituição pública de ensino superior, empenha-se pela excelência no contexto da educação, da ciência, da cultura e da tecnologia, orientando para a vida os profissionais que capacita e assumindo responsabilidades no processo de inovação e transferência de conhecimento e no desenvolvimento sustentado.
De entre os vários princípios e propósitos que norteiam a missão da UEM está o que defende que a condição económica e social não constitua limitante ao acesso aos seus cursos. Como forma de materializar este princípio, a UEM atende à questão de exiguidade de meios por parte de alguns estudantes bem como da distância que os separa dos locais de proveniência, no sentido de encontrar meios para fazer face à esta realidade. O sistema de atribuição de bolsas de estudo que inclue alojamento nas residências estudantis constitui alguns dos meios adoptados.
Tendo em conta que nas residências estudantis estão alojados estudantes de várias realidades culturais e sociais; considerando que cada estudante tem interesses individuais susceptíveis de conflituar com os interesses dos demais, é proposta a actualização do Regulamento das Residências Estudantis da UEM.
A revisão do Regulamento em vigor prende-se com a necessidade de adequar este instrumento com a realidade que se vive actualmente nas residências universitárias.
A utilidade deste regulamento reside na sua função organizadora e disciplinadora, dos respectivos utentes e na materialização dos objectivos estratégicos da Universidade.

